Como cultivar e cuidar da Pilea Involucrata (planta da amizade)

por Joana Dias
0 comentário 69 visitas 10 minutos ler
A+A-
Repor

A Pilea involucrata, também conhecida como a planta da amizade, é conhecida pelas suas folhas texturizadas, com veios profundos e colorações metálicas de bronze e prata. É importante notar que esta planta é muitas vezes confundida com a Pilea mollis, que também é referida como uma planta da amizade.

Neste guia, vamos falar especificamente da Pilea involucrata, identificável pelos seus pares de folhas ovais e opostas, e pela coloração única da folhagem.

Esta planta é uma planta rasteira perfeita para terrários e também é uma planta de casa que aceita animais de estimação.

Cuidados com a Planta da Amizade

Aqui estão os principais requisitos de cuidados para o cultivo de Pilea involucrata:

  • Vaso em solo rico em nutrientes, mas solto e bem drenado.
  • Colocar num local luminoso, longe da luz solar direta.
  • Regar regularmente, mas não saturar demasiado o solo.
  • Utilizar um fertilizante equilibrado, de meia força, durante a época de crescimento.

Luz

As plantas Pilea crescem no chão da floresta tropical, onde as plantas recebem luz filtrada, mas estão protegidas dos raios solares directos e fortes. Por isso, não se esqueça de manter a sua planta da amizade longe do sol direto, pois isso queimará as folhas.

Coloque-a numa área onde receba luz brilhante e indireta. Um balcão de cozinha com uma janela virada para sul ou oeste funciona bem.

O solo

Um solo rico, argiloso e bem drenado é o melhor. Isto permitirá que a planta Pilea permaneça húmida, mas não encharcada. Uma mistura de composto, perlite e coco é uma óptima escolha, pois permite a drenagem sem secar muito rapidamente. A mistura de ingredientes do solo manter-se-á leve e arejada em vez de compacta e pesada.

Como cultivar e cuidar da Pilea Involucrata (planta da amizade)

A água

A Pilea involucrata gosta de humidade constante e não gosta de secar. Por isso, regue estas plantas regularmente. Evite, no entanto, regar em excesso, pois isso pode levar a um solo encharcado e introduzir o apodrecimento das raízes. Para verificar se a sua Planta da Amizade precisa ou não de água, basta apalpar o solo.

Se a primeira ou segunda polegada estiver seca, é altura de regar a planta. Deixe escorrer o excesso de água. Durante a estação de crescimento, será necessário regar com mais frequência. No inverno, reduza a rega.

Temperatura e humidade

Níveis de humidade moderados a elevados são fundamentais para garantir a saúde desta planta tropical. O ideal é uma humidade de cerca de 60 por cento ou mais. Para o conseguir, poderá querer manter esta planta num terrário, colocá-la perto de um humidificador ou em cima de um tabuleiro de seixos, ou vaporizar as folhas.

A planta da amizade prefere temperaturas entre 60 e 80 graus Fahrenheit. Quando mantida como planta de casa, isto geralmente não é um problema e não deve ter de ajustar o seu termóstato para o bem da sua planta. Se mantiver esta planta ao ar livre, não se esqueça de a trazer para dentro de casa se as temperaturas descerem abaixo dos 60 graus Fahrenheit.

planta da amizade

Fertilizante

A Pilea involucrata não é exigente quando se trata de fertilizante. Forneça a esta planta um fertilizante líquido bem equilibrado, diluído até metade, uma vez por mês durante a estação de crescimento para obter os melhores resultados. Não aplicar fertilizante durante o inverno.


Propagação da Planta da Amizade (Pilea Involucrata)

A Pilea involucrata é extremamente fácil de propagar, o que contribuiu para o nome comum desta planta. Por ser tão facilmente propagada e partilhada com outros, as pessoas começaram a chamar-lhe a planta da amizade.

Pode facilmente criar uma grande coleção destas plantas para oferecer aos seus amigos através de estacas de caule. Para isso, vai precisar de um vaso com furos de drenagem, terra argilosa e bem drenada, hormona de enraizamento, um par de tesouras e um saco de plástico.

Depois, siga estas instruções:

  • Escolha um caule com cerca de 5 a 10 cm de comprimento e com vários conjuntos de folhas. Certifique-se de que o caule tem pelo menos dois nós.
  • Corte o caule com um par de tesouras afiadas. Remova os conjuntos inferiores de folhas onde o caule estará no solo.
  • Mergulhe a estaca na hormona de enraizamento.
  • Plante a estaca em solo argiloso humedecido e pressione o solo para que a estaca fique na vertical. Certifique-se de que a terra não é comprimida ao ponto de ficar compacta e dura.
  • Coloque o saco de plástico sobre o vaso para aumentar a humidade.
  • Coloque o vaso num local que receba uma luz brilhante e indireta.
  • Areje o saco diariamente e regue o solo quando este começar a secar.
  • As raízes devem formar-se dentro de algumas semanas. Quando isso acontecer, retire o saco e cuide da planta como de costume.
Como cultivar e cuidar da Pilea Involucrata (planta da amizade)

Envasamento e replantio da Pilea involucrata

A Planta da Amizade é bastante pequena e tem uma taxa de crescimento média, por isso não precisa de ser replantada com frequência. Podem precisar de ser replantadas uma vez de dois em dois anos à medida que atingem a maturidade, o que normalmente demora três a cinco anos.

Reenvasar quando a planta estiver enraizada e se notar que as raízes estão a crescer através dos orifícios de drenagem do vaso.

Problemas comuns com a Pilea involucrata

Quando o ambiente é adequado, a Planta da Amizade não costuma apresentar muitos problemas. No entanto, pode ter problemas se as condições não forem ideais. Vejamos alguns problemas comuns com esta planta.
Folhas com bordos castanhos

As folhas castanhas das plantas de interior são um sinal de pouca humidade. Como mencionado, estas plantas prosperam em níveis de humidade moderados a muito elevados. Por isso, é imperativo que aumente a humidade. Pode fazê-lo colocando a planta perto de um humidificador, em cima de um tabuleiro com água e pedrinhas, ou borrifando as folhas.

Também pode mudá-la para uma área onde haja mais humidade, como uma casa de banho – mas tenha em mente a necessidade da planta de luz indireta brilhante.

Folhas amarelas e caídas

As folhas amarelas são por vezes um sinal de excesso de rega e podem rapidamente levar à podridão das raízes se nada for feito. Não regue até que o solo comece a secar. Se o solo estiver encharcado, terá de o substituir por uma mistura que drene melhor.

Embora o problema se apresente nas folhas, deve inspecionar o caule e as raízes para ver se há sinais de podridão, que aparecerão como secções castanhas e moles. Se isso acontecer, retire as secções apodrecidas para tentar salvar a planta. Em seguida, replante-a num solo argiloso e bem drenado.

Em suma, cuidar de uma Planta da Amizade (Pilea involucrata) pode ser uma experiência gratificante e relaxante. Além de embelezar o ambiente, cultivar essa “planta da amizade” pode fortalecer laços com amigos e familiares através do compartilhamento de mudas. Com os cuidados certos, a sua Pilea não só prosperará, mas também poderá trazer um toque de verde e alegria para muitos outros lares.

Cultivar plantas é uma maneira maravilhosa de conectar-se com a natureza e com as pessoas ao seu redor.

Votos: 15 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.