Flor-da-fortuna – Kalanchoe blossfeldiana

Nome Científico: Kalanchoe blossfeldiana
Nomes Populares: Calanchoê, Calandiva, Flor-da-fortuna, Kalanchoê, Kalandiva
Família: Crassulaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África, Madagascar
Altura: 0.30 a 0.40 cents
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Flor-da-fortuna

Planta suculenta, de folhas com margens rendadas. O kalanchoe tem um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes. As suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade.

As variedades de flores dobradas são chamadas de Calandivas ou Kalandivas.

Como se trata de uma planta do tipo suculenta acumula água e por isso mesmo não é necessário regá-la todos os dias. Durante o verão deve regá-la umas duas vezes por semana, já no inverno apenas uma vez por semana ou então quando perceber que o substrato está a ficar seco.

Quando for regar atente para o fato de que deve molhar apenas o solo, não molhe a planta. O solo deve secar antes de ser feita uma nova rega e de preferência use sempre pouca água, deve ser a quantidade suficiente para que escorra um pouco no pratinho ou nem mesmo isso.

Flor-da-fortuna - Kalanchoe blossfeldiana

Características dos Kalanchoes (Flor-da-fortuna)

Uma planta suculenta que pode ser conhecida como “gordinha” pelo fato de ter folhas carnudas. Uma planta do tipo rústica que apresenta uma abundante floração, as suas flores são pequeninas e nascem agrupadas em espécie de bouquets, uma característica que as torna encantadoras para ter no jardim.

As cores das flores dos Kalanchoes podem ser rosa, amarela, laranja e vermelha, tudo depende da variedade dessa planta. Uma planta bastante indicada para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas que também pode apresentar excelentes resultados em vasos e floreiras. Vale lembrar que é uma planta que necessita de luminosidade e que quando chega a idade adulta pode alcançar até 30 cm de altura.

Dica:

Quando for comprar as suas Kalanchoes é importante observar as plantas que tem as folhas inteiras e brilhantes, ou seja, que estão viçosas e não apresentam manchas. Fique atento também a quantidade de botões fechados, pois aquelas que possuem muitos botões tem mais durabilidade.

Flor-da-fortuna – Kalanchoe blossfeldiana
4.7 (93.79%) 29 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *