Utilizações do Bicarbonato de Sódio no seu jardim ou horta

O bicarbonato de sódio é um item básico que não pode faltar na sua casa. Já deve ter ouvido falar bastante nele, mas conhece as inúmeras funções deste pozinho super-versátil?

O bicarbonato de sódio pode ser empregado para fortalecer as plantas do seu jardim, potencializando o processo natural de fotossíntese e, fortificando e fazendo as folhas crescerem mais.

Deve experimentar o bicarbonato nas folhas, porque ele não é benéfico para todas as plantas.

Pulverize uma mistura de um pouco de bicarbonato de sódio com vinagre. Em 24 horas, verifique se a planta apresenta algum sinal de desconforto.

 

Utilizações do Bicarbonato de Sódio no seu jardim ou horta

 

Fungicida – Faça um fungicida natural com quatro colheres de sopa de bicarbonato e cinco litros de água e pulverize, quando necessário, a sua horta ou jardim.

Revitalizar rosas – Misture uma colher de sopa de bicarbonato, meia colher de sopa de amoníaco e uma colher de sopa de sal de Epsom em cinco litros de água e regue as suas rosas. Vai ficar surpreendido com os rápidos resultados.

Controlo de ervas espontâneas – Não gaste dinheiro a comprar herbicidas caros e perigosos quando pode fazê-los em casa. Basta pôr bicarbonato nas ranhuras do cimento onde elas costumam nascer e repita até que elas não voltem a despontar.

Fazer o teste de pH – O bicarbonato permite medir a acidez do solo de uma maneira simples. Molhe a terra e deite bicarbonato de sódio. Se começarem a aparecer bolhas de ar, o pH está abaixo de 5 e o solo está ácido.

Tornar os tomates mais doces – Se o tomate tende a ser ácido, coloque bicarbonato à volta da planta e em princípio ficarão mais doces.

Matar lesmas – Se vir lesmas atacarem a horta, basta deitar um pouco de bicarbonato de sódio sobre elas e acabou-se.

 

Utilizações do Bicarbonato de Sódio

 

Repelir animais indesejáveis – Para afastar animais como as formigas e os coelhos, basta espalhar bicarbonato de sódio nos limites da horta ou jardim.

Para plantas alcalinas – Plantas como as begónias ou os gerânios gostam de solos alcalinos. O bicarbonato é uma boa solução para pôr na água de rega e vê-las a despontar.

Retirar odores do composto – Fazer composto é a melhor forma de providenciar nutrientes para a horta, às vezes pode acontecer criar mau cheiro. Para combatê-lo, espalhe bicarbonato de sódio ao redor da compostagem para absorver os odores.

Prolongar a vida das flores – Se as flores murcham, experimente colocar bicarbonato no fundo do vaso e vai ver como aguentam bonitas mais tempo.

Limpar vasos de barro usados – Às vezes, não é fácil limpar estes vasos e usar produtos químicos fortes pode ser prejudicial. Lave com bicarbonato de sódio para um bom resultado.

 

Bicarbonato de Sódio

Lavar as mãos – Trabalhar na horta deixa muitas vezes as mãos com uma sujidade difícil de lavar. Em vez de esfregar com sabão, use bicarbonato. Passe as mãos por água, esfregue e passe novamente por água. Elas ficarão limpinhas!

Matar a lagarta-da-couve – As lagartas-da-couve podem ser uma grave ameaça e causar grandes devastações na horta. Coloque bicarbonato de sódio à volta das plantas ou mesmo sobre as lagartas e elas secam. Repita este procedimento se necessário.

Utilizações do Bicarbonato de Sódio no seu jardim ou horta
4.4 (88.18%) 22 voto[s]

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/meu-jardim/bicarbonato-sodio-jardim/?shared=email&msg=fail

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *