Combata o stress: as 4 plantas que o ajudam a relaxar

por Olga Guedes
0 comentário 5 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor
Combata o stress

Ter plantas em casa é benéfico e existem alguns estudos que referem esses benefícios.

No estudo feito por Jeannette M. Haviland-Jones, concluiu-se que as flores têm um impacto direto na felicidade e afetam positivamente as pessoas.

Sendo assim, quais as plantas associadas à diminuição do stress? Vamos responder a essa questão ao longo do conteúdo, mas antes, vamos ajudá-lo com outra decisão importante: plantas naturais ou artificiais?

Antes de mais, plantas naturais ou artificiais?

Ambas as opções são válidas e têm vantagens e desvantagens associadas.

As plantas artificiais têm como principal vantagem a durabilidade e a não necessidade de manutenção ou de condições ambientais adequadas.

Na compra de plantas artificias deve escolher as que se pareçam, o mais possível, com as naturais.

Já as plantas naturais necessitam de manutenção, condições adequadas e a sua durabilidade é mais baixa, mas os seus detalhes únicos e o aroma das mesmas oferecem um novo ambiente à casa.

Claro que, devido à menor durabilidade, o investimento é mais elevado.

Qual deve escolher para sua casa?

A escolha vai depender do seu gosto pessoal. Embora as opções artificiais de hoje em dia sejam muito realistas, ainda existem pessoas que não acreditam que as plantas artificiais sejam uma boa hipótese.

Se for o seu caso, tudo bem, já fez a sua escolha.

Caso tenha dificuldade em escolher devido ao aroma, pode optar pelas naturais ou comprar as artificiais e óleos essenciais.

A junção irá dar um ambiente relaxante à sua casa.

De qualquer forma, se nunca experimentou as opções artificiais, porque não dar uma hipótese e fazer a junção de ambas em sua casa?

As 4 melhores opções para usar em sua casa

1. Jasmim

O jasmim é uma planta oriental com efeito calmante e que pode ser mantida tanto no exterior como no interior da sua casa.

Antes de adquirir esta planta, faça uma pesquisa prévia, pois embora a planta possa ser mantida dentro de casa, o seu crescimento pode atingir os 10 metros de altura.

Tome especial atenção à manutenção desta planta no verão, tendo em consideração que os cuidados variam de acordo com a sua localização – dentro ou fora de casa.

Caso a mantenha dentro de casa, regue a planta 2 a 3 vezes por semana, durante o verão.

2. Aloe Vera

O bem-estar é um dos principais benefícios desta planta, mas esta também faz parte do conjunto de plantas que purificam o ar. Aliás, os antigos egípcios chamavam-na de “planta da imortalidade”.

Já a ciência refere-se à Aloe Vera como sendo uma planta que purifica o ar e, consequentemente, o ajuda a ter uma melhor noite de sono e a acordar com as energias renovadas.

A nível de manutenção, esta é uma opção que dá pouco trabalho. Regue, apenas, quando a terra estiver seca e mantenha a Aloe Vera ao sol ou, pelo menos, num ambiente onde entre luz natural.

Esta planta pode ser movida para o ambiente exterior a qualquer momento.

3. Lavanda

A lavanda ajuda a combater a depressão e torna qualquer ambiente relaxante. O seu poder na redução da ansiedade e na diminuição da pulsação cardíaca levaram-na a ser usada regularmente na aromaterapia.

Apesar da lavanda ter muitos benefícios e de ser possível ter a planta dentro de casa, esta exige alguns cuidados e pode não ser boa opção caso tenha animais de estimação.

Neste caso em concreto, as plantas artificiais em conjunto com os óleos essenciais podem ser uma boa escolha.

Na compra do óleo, fale com um profissional para aprender a usar o mesmo corretamente e conseguir o efeito relaxante que tanto deseja.

Já quanto à compra da planta, escolha um produto de qualidade, com uma aparência próxima à versão natural.

Pode encontrar flores de alfazema artificiais a 2,99€ na Holyart, uma loja online especializada em artigos religiosos e que envia uma média de 80.000 produtos anualmente.

Esta é, ainda, uma oportunidade para aprender mais sobre aromaterapia e os seus benefícios para a saúde de cada um de nós.

4. Manjericão

O manjericão é a última a ser mencionada nesta listagem de plantas que ajudam a relaxar. Segundo um estudo feito por cientistas japoneses, esta planta reduz drasticamente os níveis de stress.

A nível de manutenção, esta não suporta baixas temperaturas, precisa de muita luz solar e deve ser regada com alguma frequência, mas nunca em excesso.

Pouca água ou água em excesso podem prejudicar esta planta.

As plantas dão vida à sua casa, mas também podem ajudá-lo a sentir-se mais relaxado no dia-a-dia.

Experimente e conte-nos os resultados.

Votos: 62 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.