Camomila – familia das Asteraceae

  Reino:Plantae
  Clado:angiospérmicas
  Clado:eudicotiledóneas
  Ordem:Asterales
  Família:Asteraceae
  Género:Matricaria
  Espécie:M. recutita

A sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as e as folhas, muito confundida com a margarida  é no entanto facil de distinguir:as lígulas brancas dos capitulos curvan-se para baixo no final da floraçao,o receptaculo é conico,oco e desprovido de bracteas entre as flores.as folhas sao recortadas em finas lacinias.Alem do seu aroma inconfundivel.

Surpreende pelas suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.

Como a lenda diz que atrai dinheiro se plantada ao redor da casa afasta o olho gordo; simboliza a prosperidade.

Pode ser usada nas mais diversas formas: caseira, culinária, na aromaterapia.O seu óleo essencial é sedativo e antifúngico. Bom para queimaduras solares.

Como todas as ervas, tem certas restrições de uso. Não deve ser utilizada por quem estiver a fazer tratamento radioterápico, pois, como tem efeito antioxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.

Camomila

Camomila

4.6 (91.82%) 22 votos

2 Comentários

  1. Patricia Lopes || at

    Todos os dias tomo o meu chá de camomila que me aconchega o estômago.

  2. ana lima || at

    adoro chá de camomila

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.