Camomila – família das Asteraceae

por Olga Guedes
2 comentários 524 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor
Nome Científico: Matricaria recutita
Nomes Populares: Camomila, Camomila-alemã, Camomila-comum, Camomila-da-alemanha, Camomila-húngara, Camomila-verdadeira, Camomila-vulgar, Macela-nobre, Margaça, Matricaria
Família: Asteraceae
Categoria: Ervas Condimentares, Flores Anuais, Medicinal, Plantas Hortícolas
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.4 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

Sobre a Camomila

A origem da Camomila é mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos.

Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas, muito confundida com a margarida é no entanto fácil de distinguir: as lígulas brancas dos capítulos curvam-se para baixo no final da floração,o recetáculo é cónico, oco e desprovido de bracteas entre as flores.

As folhas são recortadas em finas lacinias. Além do seu aroma inconfundível. Surpreende pelas suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.

Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou.

O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila.

Em Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo. Como a lenda diz que atrai dinheiro se plantada ao redor da casa afasta o olho gordo; simboliza a prosperidade.

Uso das Camomilas

Pode ser usada nas mais diversas formas: caseira, culinária, na aromaterapia. O seu óleo essencial é sedativo e antifúngico.

Bom para queimaduras solares. Como todas as ervas, tem certas restrições de uso.

Não deve ser utilizada por quem estiver a fazer tratamento radioterápico, pois, como tem efeito antioxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.

História e Origens

Originária da Europa e Ásia Ocidental, tem sido usada há milênios, tanto como remédio quanto como bebida relaxante. Seu nome deriva do grego “khamaimēlon”, que significa “maçã da terra”, devido ao seu aroma característico que lembra maçãs frescas.

Tipos de Camomila e Suas Características

Existem várias espécies, mas as mais conhecidas são:

  • Camomila Romana (Chamaemelum nobile): Originária da Europa Ocidental, é frequentemente usada em óleos essenciais.
  • Camomila Alemã (Matricaria chamomilla): Esta é a variedade mais comum e é frequentemente usada para fazer chás.
Benefícios Medicinais

Benefícios Medicinais

  • Propriedades Calmantes: A camomila é amplamente reconhecida por suas propriedades relaxantes, sendo frequentemente consumida como chá antes de dormir para promover um sono tranquilo.
  • Digestão: A camomila pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como indigestão, cólicas e gases.
  • Pele: Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a camomila é frequentemente usada em produtos para a pele, ajudando a aliviar irritações e vermelhidões.

Como Preparar e Consumir Camomila

  • Chá de Camomila: Uma das formas mais populares de consumir camomila. Basta adicionar flores secas de camomila a água quente e deixar em infusão por cerca de 5 minutos.
  • Óleo Essencial de Camomila: Pode ser usado em aromaterapia ou aplicado topicamente quando diluído.
chá de camomila

Cultivando Camomila em Seu Jardim

Ela é uma planta resistente que pode ser facilmente cultivada em casa. Prefere sol pleno e solo bem drenado. Uma vez estabelecida, requer pouca manutenção e pode até ser usada como cobertura vegetal.

Contra-indicações e Cuidados

Embora seja geralmente segura para consumo, algumas pessoas podem ser alérgicas. É sempre aconselhável começar com pequenas quantidades e observar qualquer reação adversa. Além disso, mulheres grávidas ou em amamentação devem consultar um médico antes de consumir grandes quantidades.

A Versatilidade e Encanto da Camomila

A camomila não é apenas uma flor bonita; é uma planta com uma rica história e uma variedade de usos que vão além do simples chá. Seja para aliviar o estresse, ajudar na digestão ou cuidar da pele, a camomila é verdadeiramente uma joia da natureza. Ao incorporá-la em sua rotina diária, você pode desfrutar de seus muitos benefícios e da serenidade que ela traz.

Perguntas e Respostas

Votos: 153 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

2 comentários

Patricia Lopes 14 Novembro, 2015 - 14:24

Todos os dias tomo o meu chá de camomila que me aconchega o estômago.

Responder
ana lima 4 Março, 2016 - 14:38

adoro chá de camomila

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.