Os melhores repelentes para manter os gatos afastados

por Olga Guedes
0 comentário 960 visitas 8 minutos ler
A+A-
Repor

Gatos domésticos, gatos selvagens e gatos vadios sem abrigo podem vaguear pelo seu quintal ou jardim devido à curiosidade, acasalamento, caça, alimentação e estabelecimento de território.

Alguns podem estar à procura de um novo lugar para chamar de lar. Uma vez que os gatos têm uma capacidade incrível de trepar e saltar, mantê-los fora da sua área exterior pode ser um desafio.

Felizmente, existem formas de manter os gatos fora do seu quintal e de o fazer de forma humana.

Os gatos podem ser desencorajados de escavar nos canteiros do seu jardim ou de andar à volta da sua propriedade utilizando algumas tácticas ou produtos.

Não se esqueça de mudar as suas tácticas regularmente. Um novo gato na vizinhança pode não ser tão sensível aos seus métodos habituais, por isso, mudá-los regularmente pode levar a um maior sucesso.

Veja alguns bons repelentes de gatos e abordagens para impedir que os felinos intrusos usem o seu jardim como caixa de areia.

Os melhores repelentes para manter os gatos afastados

O nariz de um gato é altamente sensível ao cheiro. Pode ser sensível ao cheiro de urina de gato no seu quintal, uma vez que os humanos têm 5 milhões de receptores de odores no seu sistema olfativo.

Em comparação, um gato tem até 200 milhões de receptores de odor.

Plantas ofensivas

Algumas plantas libertam cheiros que os gatos não gostam. Uma dessas plantas, a Coleus canina, tem o nome comum de planta do gato assustado.

Também é útil se quiser manter os seus cães afastados do jardim.

Outras plantas recomendadas para manter os gatos afastados dos quintais são a arruda, a alfazema (que também é uma planta resistente aos veados) e o poejo. Plante-as entre as suas outras plantas.


Citrinos e outros produtos da despensa

Utilize cascas de laranjas, limões, limas e toranjas como repelentes no seu jardim. Algumas pessoas espalham borras de café usadas ou usam bolas de naftalina, enquanto outras usam eucalipto ou vinagre.

Embora também possa utilizar flocos de pimenta de caiena, esta não é humana e pode picar e causar dor.

Barreiras físicas para repelir os gatos

Barreiras físicas baratas também podem ajudar a manter outras pragas fora do seu jardim e quintal.


Arame de galinheiro

Utilize barreiras físicas, como rede de galinheiro, em cima do solo ou cobertura vegetal no canteiro antes de plantar. Os gatos detestam rede de galinheiro ou material com cerdas.

Utilizando cortadores de arame, pode fazer buracos na rede de arame suficientemente grandes para instalar as suas plantas.

Cobertura morta com arestas afiadas

Como opção de cobertura vegetal, pode utilizar pinhas com arestas vivas, estacas de azevinho, cascas de ovo ou cobertura vegetal de pedra. Os gatos preferem escavar e fazer cocó em terra solta e sentir-se-ão desencorajados por estes materiais ásperos.

Passadeira de alcatifa

Noutras áreas, pode utilizar um tapete de plástico com o lado do nó para cima para desencorajar os gatos de se empoleirarem ou descansarem.

Vedação eléctrica

Uma vedação de arame elétrico pode parecer uma opção extrema, mas experimente uma versão humana que mantenha os gatos fora dos jardins.

As vedações para pequenos animais dão choques suaves quando estes tentam ultrapassar o perímetro.

Os melhores repelentes para manter os gatos afastados

Repelentes de água para gatos

A água é outro tipo de barreira física, não é nociva para um gato, mas ele terá associações negativas com o seu quintal se entrar em contacto com a água e, com sorte, evitará a sua propriedade.

Esguichos de água

Quando apanhar gatos na zona proibida, pode tentar esguichar-lhes com uma pistola de água. Este método reforça a noção de que eles não são desejados no seu canteiro.

Dispositivos de água

Uma vez que não pode ficar sentado no seu jardim todo o dia, nem todos os dias, pode adquirir um dispositivo de água, que detecta a presença de um intruso e dispara uma rajada de água contra ele. Tenha cuidado para não molhar os vizinhos ou outros visitantes no processo!

Barreiras sonoras para repelir os gatos

Os gatos têm um alcance auditivo muito superior ao dos humanos.

Experimente estes dispositivos auditivos para afastar os gatos.

Dispositivos electrónicos

Os gatos têm um alcance auditivo muito superior ao dos humanos. Existem dispositivos eletrónicos de dissuasão de gatos que funcionam com uma frequência elevada, inaudível para os humanos mas insuportável para os gatos.

A instalação é fácil. Instala-se o dispositivo virado para o jardim ou para o quintal. Um sensor de movimento detecta a presença do intruso e o dispositivo emite o seu som de alta frequência, afugentando o gato.

repelentes gatos

Torne o seu espaço pouco atrativo para os gatos

Mantenha o seu quintal, jardim e propriedade limpos e organizados. A limpeza pode reduzir as visitas de gatos vadios e errantes.

Os melhores repelentes para manter os gatos afastados

  • Não alimente os animais de estimação no exterior: Não alimente os seus cães ou outros gatos no exterior do seu quintal. O cheiro a comida atrai outros animais, incluindo gatos. Depois de utilizar o grelhador no exterior, limpe-o bem para remover os restos de comida e minimizar os cheiros a comida.
  • Mantenha os caixotes do lixo seguros: Certifique-se de que os caixotes do lixo estão seguros, para que os felinos não possam remexer no lixo.
  • Lave rapidamente o spray de urina: Lave o spray de urina das paredes ou portas assim que o detetar. Os gatos marcam o seu território com a ajuda de um spray de urina. Limpe com um neutralizador de odores à base de enzimas para eliminar os marcadores territoriais e evitar que se repitam.
  • Mantenha os bichos afastados: Os gatos gostam de perseguir as presas para se divertirem. Certifique-se de que o seu quintal não é hospitaleiro para as criaturas que os gatos gostam de perseguir. Limpe os arbustos e a desordem que podem abrigar ratos e outras pequenas presas que os gatos adoram perseguir.
  • Feche os buracos: Tape todos os buracos que possam dar acesso a telheiros, garagens ou áreas sob decks ou alpendres. Os gatos selvagens e as suas presas podem procurar refúgio em qualquer sítio onde possam entrar.
  • Mantenha os comedouros de pássaros fora do alcance: Mantenha os comedouros de aves seguros, utilizando deflectores de comedouros e colocando-os onde os gatos não ponham em perigo as aves.

Votos: 16 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.