Como escolher o vaso para o seu bonsai

por Olga Guedes
0 comentário 398 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor

A escolha de um vaso adequado de acordo com o tipo e altura da planta é importante para o bem-estar da mesma.

Escolher o vaso certo para o seu bonsai não é apenas estético, mas também promove o bem-estar da planta e completa a composição para uma exibição elegante e refinada.

Neste guia, ajudá-lo-emos a compreender que características deve ter em conta ao escolher um vaso interior para decorar a sua casa.

Como escolher um vaso para bonsai?

A arte do bonsai exige que o pote se torne parte da composição artística global e tenha a mesma importância para o resto dos elementos.

Em suma, é como uma boa moldura para uma pintura. A escolha do pote torna-se assim uma operação em busca da beleza e harmonia certas que combina perfeitamente com a árvore, relva, musgo, estatuetas e mesa.

Muitas vezes, o bonsái é vendido na panela original da China ou do Japão, que, no entanto, têm preços muito elevados.

Embora os vasos chineses tenham geralmente preços mais competitivos, uma árvore de bonsai saudável também pode viver bem em mais materiais e vasos ocidentais.

Os peritos recomendam vasos de bonsai a preços razoáveis, de preferência feitos de grés.

Este material muito durável é fabricado por queima de argila a 1200°C.

Quanto ao tamanho, tudo depende do nível de desenvolvimento da planta.

Para o desenvolvimento de plantas, deve-se lembrar que estas devem ser colocadas em vasos de bonsai grandes e maiores para que possam desenvolver o maior número possível de raízes.

O bonsai, que terá de ser replantado muitas vezes durante a sua vida, será então submetido a uma poda de raiz meticulosa e replantado num espaço mais adequado às suas necessidades de crescimento.

Nesta fase de treino, a árvore de bonsai pode viver em vasos de plástico, que são bem concebidos para serem fortes mas leves e, portanto, muito fáceis de mover para qualquer trabalho de manutenção da planta e para decorar o seu jardim.

As árvores de bonsai mais maduras têm um sistema radicular mais compacto, ou seja, podem caber num pequeno espaço sem comprometer a saúde da planta.

Além disso, é uma boa ideia seleccionar materiais e solos com elevado potencial de drenagem, com vasos possivelmente equipados com buracos para evitar a estagnação perigosa.

Como escolher o vaso para o seu bonsai

Tamanho do vaso para Bonsai

Tanto quanto os peritos recomendam vasos muito específicos para diferentes tipos de plantas de bonsái, é importante lembrar que o único parâmetro para decidir sobre o aspecto do vaso é o seu gosto pessoal.

Quanto ao tamanho, porém, o pote deve respeitar regras muito precisas.

O comprimento do vaso deve ser de cerca de 70% da altura da árvore.

A altura do vaso, por outro lado, deve ser semelhante ao diâmetro do tronco.

A forma do vaso pode mudar não só a aparência estética, mas também o crescimento da planta.

As panelas ovais suavizam o bonsai, enquanto as rectangulares criam um aspecto mais formal. Se gosta de bricolage, recomendamos que faça ou compre um belo, prático e moderno pote de cerâmica raku.

O estilo de pote em cascata exige que a altura do pote seja maior que a sua largura, que nunca deve corresponder ao comprimento dos ramos em cascata.

Como escolher o vaso para o seu bonsai

Forma do vaso

A escolha da forma do vaso deve ter em conta tanto a estética como as características vegetativas do bonsái.

Um vaso redondo é adequado para plantas ‘femininas’ enquanto que um vaso quadrado para plantas ‘masculinas’.

Os vasos ovais iluminam a forma à medida que o arbusto cresce, os rectangulares dão mais majestade à nossa planta.

Se tivermos plantado uma floração ou bonsai de fruta, estes produzirão mais se forem colocados em vasos altos e redondos.
Estilo

Não existem vasos estilisticamente errados para o nosso bonsai, existem contudo critérios a seguir quando se trata de cor, o resto é feito pelo bom gosto e pelas preferências subjectivas de cada pessoa.

Para pinheiros e coníferas é desaconselhável um vaso esmaltado, bem como para bonsai decíduo, mas para estes últimos escolher um vaso com uma cor natural, se por outro lado for uma planta de floração/frutificação, é aconselhável uma cor brilhante.

Dependendo do local, se o bonsái for colocado ao ar livre

  • espaços abertos, as cores naturais são preferidas: preto, cinzento, terracota;
  • se a nossa árvore estiver num plano, então o seu vaso pode ser esmaltado ou brilhante.

São regras ditadas pelos mestres do bonsai, que são úteis para aprender a disciplina de como tratar de um bonsai, mas podem ser interpretadas de acordo com o gosto de cada indivíduo.

Votos: 45 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.