Áster-da-china – Callistephus chinensis

Nome Científico: Callistephus chinensis
Nomes Populares: Áster-da-china, Astér, Malmequer-de-sécia, Rainha-do-mercado, Rainha-margarida, Sécia
Família: Asteraceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, China, Japão
Altura: 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

Sobre a Áster-da-china

Esta planta de origem chinesa é popular pelas suas lindas flores com cores ricas e profundas. Como crisântemos, ela vem numa variedade de formas de flores, incluindo pompom e flores tipo aranha.

A Áster-da-china apresenta inflorescências do tipo capítulo, grandes, com o disco central amarelo e as lígulas (pétalas) dispostas numa fileira simples na variedade típica. No entanto, actualmente as variedades mais frequentes são dobradas, com inflorescências cheias, esféricas. As suas cores variam de tons delicados de azul, rosa, vermelho, branco e violeta. Floresce no verão e outono.

Áster-da-china – Callistephus chinensis

Áster-da-china cresce de 15 a 90 centímetros de altura, dependendo da variedade.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, perfeitamente drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Não tolera encharcamentos. Em regiões quentes convém conduzi-las sob meia-sombra, resguardando-as do sol forte do meio dia.

Fertilização excessiva com adubos nitrogenados deixará a planta fraca e susceptível às pragas e doenças.

Planta anual que possui floração ornamental e a capacidade de gerar flores coloridas que impressionam mesmo as pessoas que estão acostumadas a tratar de espécies excêntricas. As flores possuem cores múltiplas com tons amarelados que trazem singularidade às espécies. Folhas são alternadas, simples ou denteadas, com cores verdes exuberantes.

Áster-da-china

Propagação e Mudas da Áster-da-china:

A propagação é feita por sementes no meio do inverno até a primavera, colocadas em recipientes de semeadura ou caixotes com composto orgânico humedecido.

Nivelar o substrato, semear, peneirar terra seca e regar.

Cobrir com plástico até a emergência, que ocorre entre 7 e 14 dias, com temperaturas entre 10 e 15 0C, em cultivo protegido. Com cerca de 45 dias estão prontas para o plantio em lugar definitivo.

Áster-da-china – Callistephus chinensis
4.7 (93.85%) 26 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *