Cadeira de Sogra – Echinocactus grusonii

Nome Científico: Echinocactus grusonii
Nomes Populares: Cadeira de Sogra, Cacto-bola, Poltrona-de-sogra
Família: Cactaceae
Categoria: Cactos e Suculentas
Clima: Equatorial, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Cadeira de Sogra (Echinocactus grusonii)

A Echinocactus grusonii é o nome dado para a Cadeira de Sogra na biologia. Esta planta tem origem na América do Norte e a sua maior incidência é do México.

O seu nome provém do grego echinos, significando ouriço, conseguindo espelhar na perfeição o aspecto da planta, já que está coberta de afiados espinhos amarelos.

Tem uma forma arredondada, cerca de 80cm de diâmetro, 15cm de largura e 15 de altura, embora os selvagens possam atingir mais de 1 metro de altura. Este tipo de cactus tem um caule globular, espalmado no topo. São esverdeados, com espinhos amarelos e dourados.

Características Gerais da Cadeira de Sogra

Categorizada como uma planta suculenta e também um cacto, a cadeira de sogra é uma planta de ciclo de vida perene.

Jardins com inspiração desértica, no estilo mexicano e jardins de pedras são perfeitos para encaixar esta cadeira. Coleccionadores de cactos costumam cultivá-la em vasos largos e rasos, com pedriscos.

Os espinhos são longos e apresentam-se na forma reta ou curvada, dependendo muito do tipo da planta. As cores sempre amarelas e em casos mais raros, eles aparecem na cor branca. As flores da cadeira de sogra são amarelas também e brotam sempre no verão, ao redor da coroa que forma a planta.

Um detalhe muito importante é que elas só aparecem quando a planta atinge 20 anos de vida e depois da primeira floração, as flores voltam a aparecer sempre na mesma época.

Cadeira De Sogra

CULTIVO

A sua localização perfeita depois de já estarem um pouco crescidos, é num lugar ensolarado, mas muito sol pode chegar a queimar, de modo que também precisam de um pouco de sombra.

Pode aguentar sem problemas as temperaturas mais extremas já que tanto resiste às temperaturas mais frias como às mais quentes. No caso de cactus jovens, é preciso protegê-los do sol para evitar que se queimem, enquanto que os adultos podem receber muita luz solar.

A planta gosta de sol, assim como todo cacto, portanto o canteiro deve ficar a sol pleno e caso opte por cultiva-la num espaço interno ou que não tenha acesso com muito sol, pode deixar a meia sombra, mas que receba luz solar pelo menos 4 horas por dia.

Típica de regiões onde o clima é mais quente, a cadeira de sogra não vai resistir a cultivos feitos em regiões com o clima frio ou geadas.

A multiplicação da planta é feita por sementes que devem ser lançadas em solo devidamente tratado.

Este cacto é uma planta que se propaga através da dispersão das sementes geradas pela própria planta. Esse tipo de reprodução consiste em colocar as sementes em covas feitas em locais apropriados para o cultivo e tomar os cuidados exigidos pela espécie vegetal (temperatura, irrigação, solo e etc.) para que ela consiga desenvolver-se.

Deite um substrato especial para cactos, misturado com um pouco de cascalho para que não fique todo no fundo. Deve ser regado de forma regular no verão, mas não em abundância, para que a terra não fique encharcada; aproximadamente a cada 15 dias e no inverno apenas quando o topo do solo estiver muito seco.

O fertilizante vai ajudar a crescer com todo o seu esplendor.

Considerações Finais

Esta espécie vegetal globosa de grande efeito estético e ornamental compõe belíssimos canteiros de cactos e outras plantas suculentas, preenchendo bem os espaços onde são cultivadas.

Também é muito utilizada como planta de ambientes interiores, devido a grande facilidade de cuidar dela, como também pelo fato de produzir flores vistosas, bonitas e brilhantes.

O Cacto Cadeira de Sogra é uma espécie vegetal resistente, com espinhos coloridos e que chamam a atenção das pessoas, sendo bastante usada para fins paisagísticos.

Mais info em https://pt.wikipedia.org/wiki/Echinocactus_grusonii

 

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/cadeira-de-sogra/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *