Fertilizante Natural caseiro para plantas

O fertilizante natural ou orgânico é um composto obtido de restos vegetais ou animais, tais como os lixos biodegradáveis que geramos nas nossas casas.

Reaproveitando estes resíduos, podemos beneficiar as plantas e o jardim e ainda poupar dinheiro.

O uso de matéria orgânica, composto por fertilizantes naturais caseiros são criados em casa por enriquecerem o solo ao conter nutrientes e produtos naturais, sem envolver fertilizantes químicos comerciais ou sintéticos, carregados com substâncias químicas nocivas.

Fertilizante Natural caseiro para plantas

Cascas de ovo

Depois de secas ao ar, triture para formar um pó e espalhe pelo seu jardim para aumentar o pH do solo, adicionar cálcio e magnésio e melhorar a infiltração de água no solo.

Borras de café

Após deixar secar, aplicar em volta do tronco de plantas amantes de solo ácido, tais como as Azáleas, Rosas, Begonias, Cyclamen, Gardenia, Impatiens, Hortênsias, entre outras. Não aplicar constantemente para não acidificar demasiado o solo.

Cinzas da madeira

Espalhe as cinzas no solo e revolva para inseri-las no solo. Não coloque se o seu solo é alcalino. Fornece potássio e carbonato de cálcio às plantas.

Aparas de relva

Fornece nitrogénio ao solo. Não utilize se estiverem molhadas ou muito verdes, porque tornam o solo ácido pela adição de amónia.

Fertilizante Natural caseiro para plantas

Fezes de animais

Utilize as provenientes de vacas, cavalos e galinhas. Fornece nitrogénio ao solo e plantas. Para conservar e utilizar, misture com o solo para não perder as propriedades e nutrientes.

Vinagre

Adicione 3,78 litros de água a 1 colher de sopa de vinagre e regue as suas plantas de 3 em 3 meses para melhorar a acidez do solo. O ácido acético do vinagre irá alegrar as suas plantas amantes de acidez.

Água do aquário dos peixes

Aproveite a água suja do seu aquário que contém nitrogénio, quando efetuar a limpeza do mesmo para regar as suas plantas.

Fertilizante Natural

A razão das suas plantas não crescerem, florescerem ou se manterem firmes e fortes pode estar na falta de nutrientes no solo.

Os adubos caseiros são uma óptima forma para aproveitar restos de comida que iriam para o lixo, como cascas de banana e ovo, e ainda deixar as suas plantas muito mais bonitas!

Reduza a aplicação de químicos e aproveite os resíduos gerados em sua casa.

Votos: 22 | Pontuação: 4.8

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares
Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/fertilizante-natural-caseiro-para-plantas/?share=pinterest

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *