Calicarpa-chinesa – Callicarpa nudiflora

Nome Científico: Callicarpa nudiflora
Nomes Populares: Calicarpa-chinesa, Calicarpa
Família: Lamiaceae
Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, China
Altura: 9 a 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Calicarpa

A Calicarpa pode assumir tanto a forma de arbusto, deixando-se crescer os ramos laterais ou como árvore, permitindo o desenvolvimento de apenas um único tronco que pode atingir até 7 metros de altura. Folhas simples e lanceoladas.

Floresce de meados do verão ao meio do outono, despontando inflorescências densas, carregadas de numerosas florzinhas liláses. O frutos surgem no outono e inverno e são globosos, de cor rosa-claro, com pequenas sementes esverdeadas.

No paisagismo é geralmente utilizada como arbusto informal, aproveitando-se da beleza ornamental de flores e frutinhos persistentes. Assim pode formar renques e maciços, como também pode ser plantada isolada.

Se receber podas de formação continuamente, removendo-se os ramos baixos, ela torna -se uma árvore graciosa, para adornar passeios, praças, e no canteiro central de avenidas.

Calicarpa-chinesa – Callicarpa nudiflora

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solos férteis e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente no primeiro ano de implantação.

Resiste a geadas, desde que não muito intensas. Multiplica-se por sementes, que levam cerca de um a três meses para germinar.

Para uma grande produção de frutos, a calicarpa requer polinização cruzada, portanto é interessante ter mais de uma planta com genótipo diferente no mesmo local. Também pode ser propagada por estacas semilenhosas ou lenhosas jovens (da última estação de crescimento).

Por atrair e alimentar passarinhos e insetos polinizadores, ela é indicada para composições que tem por objetivo a preservação da fauna silvestre e a formação de pastagem apícola. Floresce e frutifica precocemente.

Mais informações em https://pt.wikipedia.org/wiki/Callicarpa

 

Calicarpa-chinesa – Callicarpa nudiflora
4.7 (93.57%) 28 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *