Orquídea Falenópsis – Família Orchidaceae

por Olga Guedes
2 comentários 39 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Phalaenopsis x hybridus
Nomes Populares: Falenópsis,
Família: Orchidaceae
Categoria: Orquídeas
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Oceania, Polinésia
Altura: altura em média de 40 a 60cm
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Descrição das Falenópsis

Para melhor compreender o crescimento da Falenópsis, é necessário saber como funcionam as suas raízes.

É comum que parte delas crescem para fora do vaso, pois sendo uma planta epífita, lança as raízes para os lados em busca de apoio.

Podemos observar que são grossas e esverdeadas. São compostas por uma parte fina interna que retém a água e outra externa formada por um material espongiforme.

A cor verde demonstra que há absorção de luz pelas raízes, auxiliando as folhas na fotossíntese.

Descrição das Falenópsis

As Falenopsis devem ser plantadas em vasos transparentes ou brancos

Além de ser largamente comercializada em vasos, pode ser fixada sobre o tronco das árvores. Muito utilizada como flor-de-corte.

É uma planta que confere sofisticação a ambientes internos. A floração ocorre na primavera e verão e as hastes florais devem ser escoradas com um tutor.

O melhor tipo de ambiente para cultivar a falenópsis são os fechados, como os apartamentos por exemplo.

É necessário que haja no mínimo uma circulação natural de ar e, em especial, uma boa luminosidade ambiente, ou seja, aquela que não é incide directamente na planta.

É recomendado expor a planta ao sol indirecto durante a manhã, das sete às nove horas e durante à tarde a partir das dezasseis horas.

Se for pulverizar a orquídea para aumentar a humidade perto dela, tenha cuidado com as flores: molhá-las pode provocar manchas, comprometendo a beleza.

As flores da falenópsis são arredondas com as duas pétalas superiores bastante grandes, o labelo é menor e muitas vezes possui coloração diferenciada.

As cores variam muito, entre o branco, o rosa, o amarelo, o púrpura, etc, com combinações e tonalidades diferentes, podendo ser pintalgadas ou não.

Qual a época de floração das Phalaenopsis?

As Phalaenopsis são estimuladas a florir pela luminosidade e pelo aumento das temperaturas na Primavera, mas, atualmente, os híbridos podem florir em qualquer estação, apresentado-se com flores durante meses e, muitas vezes, lançando novas hastes mais do que uma vez por ano.

floração das Phalaenopsis

A Falenópsis é uma orquídea epífita, o que significa que na natureza, ela cresce em árvores, em vez de no solo. Ela se agarra aos troncos das árvores e absorve nutrientes e umidade do ar ao seu redor. Isso faz com que ela tenha necessidades de cuidados um pouco diferentes das plantas que crescem no solo.

As flores são verdadeiramente espetaculares. Elas podem variar em cor de branco a rosa, roxo e até mesmo uma combinação dessas cores. Cada flor tem um formato distinto que lembra uma borboleta em voo, daí o seu apelido de Orquídea Borboleta. Além disso, as flores podem durar vários meses, tornando-a uma planta ornamental muito apreciada.

Cuidar de uma Orquídea Falenópsis requer um pouco de atenção, mas não é excessivamente difícil. Ela precisa de luz indireta, alta umidade e rega regular, mas sem encharcar as raízes. Além disso, é importante lembrar de adubar a planta regularmente para garantir que ela tenha todos os nutrientes de que precisa para florescer.

Votos: 138 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

2 comentários

Bruna Guimarães 21 Abril, 2017 - 13:39

Tenho uma colecção enorme de orquídeas e não consigo parar de comprar

Responder
Lina 21 Abril, 2017 - 13:39

Estas flores são a minha perdição

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.