Banho de Alfazema: Relaxamento e Purificação para o Corpo e a Alma

por Olga Guedes
4 comentários 154 visitas 8 minutos ler

Para que serve a Alfazema e Como usar

O banho de alfazema com açúcar serve essencialmente para alegrar a sua vida, ele vai trazer coisas boas e afastar da sua vida tudo aquilo que está latraindo tristeza.

A alfazema é um tipo de lavanda, uma vez que ambas pertencem ao mesmo género botânico de plantas, embora elas não sejam idênticas.

Na realidade, tratam-se de subespécies diferentes, em que a alfazema pertence à espécie Lavandula latifólia, por apresentar algumas características diferentes das demais lavandas.

Uma das principais dentre essas diferenças é o fato de alfazema apresentar um odor muito parecido com o que conhecemos como cânfora, mas, com relação à aparência, estrutura e coloração, elas são todas muito parecidas, apresentando flores nas cores que variam de roxo e os seus tons (lilás e violeta) e as diversas intensidades de azul.

Banho de alfazema com açucar

No caso da realização de banho de alfazema com o açúcar, especificamente, além de trazer a calma para o ambiente, a propriedade de eliminar possíveis más energias que possam haver no ambiente da alfazema, combina com a felicidade e alegria trazidas pela parte do açúcar.

Sendo assim, ele é bastante indicado para as pessoas que estejam a passar por momentos difíceis na vida, com tristeza e que precisam de um ânimo no seu quotidiano.

Há ainda quem diga que, a partir da realização deste banho, a alegria pode até contagiar outras pessoas que se encontrem na casa ou no mesmo ambiente pelo qual a pessoa que está realizar o banho se encontra.

Banho de alfazema com açúcar

Benefícios do Banho de alfazema

Calmante
Energiza a vida e os ambientes
Abre caminhos
Atrai o amor
Dispersa negatividade e pensamentos obsessivos
Ajuda a reduzir a ansiedade
Traz paz e apoio à vida

Como fazer o banho de alfazema com açúcar

Para começar a fazer o banho precisa apenas de reunir alguns ingredientes e ferver-los numa caçarola durante alguns minutos.

Precisa de:

  • 1 ramo de alfazema bem verde;
  • 3 colheres de açúcar;
  • 2 ou 3 litros de água.

Se conseguir uma caçarola que leve os 3 litros de água melhor, mas caso não consiga não tem mal pois pode deitar apenas 2 litros.

Comece por ferver os 2 litros de água e quando estiver a ferver junte as 3 colheres de açúcar branco. Mexa muito bem até que o açúcar fique bem dissolvido e após isso coloque o ramo de alfazema bem verde.

Deixe o ramo ferver durante 2 a 3 minutos e após esse tempo desligue a fervura e deixe repousar até ficar a uma temperatura agradável para tomar o banho.

O seu preparado está pronto, agora falta tomar o banho!

É uma boa ideia reservar algum tempo sozinho e imperturbável para preparar e tomar o banho. É preferível tomá-lo antes de ir para a cama e evitar sair de casa após o ritual.

banho completo

Banho de alfazema para que serve

Aqui estão alguns dos principais usos e benefícios do banho de alfazema:

Relaxamento e Alívio do Estresse

  • Redução da Ansiedade: O aroma da alfazema tem propriedades relaxantes que ajudam a diminuir a ansiedade e promover uma sensação de calma.
  • Melhora do Sono: Tomar um banho de alfazema antes de dormir pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, contribuindo para uma noite de sono mais tranquila.

Benefícios para a Pele

  • Propriedades Anti-inflamatórias: A alfazema pode ajudar a reduzir a inflamação e acalmar irritações da pele.
  • Limpeza e Hidratação: O banho de alfazema limpa suavemente a pele, deixando-a macia e hidratada.

Saúde Mental e Emocional

  • Redução do Estresse: O aroma terapêutico da alfazema ajuda a aliviar o estresse e a promover um estado de relaxamento e bem-estar.
  • Equilíbrio Emocional: Acredita-se que a alfazema tenha um efeito equilibrador sobre as emoções, ajudando a criar uma sensação de harmonia e paz interior.

Benefícios Espirituais e Energéticos

  • Purificação Energética: Na tradição espiritual, o banho de alfazema é frequentemente usado para limpeza e purificação energética.
  • Promoção da Harmonia: Acredita-se que a alfazema ajude a promover um ambiente harmonioso e pacífico, tanto internamente quanto no espaço ao redor.

Como Preparar um Banho de Alfazema

  • Ingredientes: Você pode usar óleo essencial de alfazema, sais de banho com alfazema ou até mesmo flores secas de alfazema.
  • Preparação: Adicione os ingredientes escolhidos à água morna do banho e misture bem. Mergulhe e relaxe por cerca de 20 a 30 minutos para aproveitar os benefícios.

Como tomar o banho completo

É importante seguir todos estes passos para tomar o banho de alfazema com açúcar da forma correta, caso contrário ele não vai fazer efeito.

  • Tome um banho de água simples primeiro, não use sabão nem nada, apenas água simples, lave da cabeça aos pés;
  • Agora pegue na mistura preparada anteriormente e retire o ramo de alecrim e coloque no chão;
  • Use a água para deitar da cabeça aos pés;
  • Deite a água muito lentamente e espalhe por todo o corpo;
  • Após deitar toda a água deixe o corpo secar naturalmente;
  • Vista uma roupa clara no final de tudo, inclusive a roupa interior,

O seu banho está tomado. Agora é esperar os efeitos que normalmente começam a aparecer de imediato.

Seja feliz! 🙂

Votos: 130 | Pontuação: 4.5

4 comentários

Alice 13 Fevereiro, 2020 - 16:10

Estou mesmo a precisar de alegria

Responder
Telma 13 Fevereiro, 2020 - 18:10

Vou aproveitar esta informação 🙂

Responder
Vera 13 Maio, 2020 - 16:11

Alfazema relaxa adoro

Responder
Ariel Fernandes 19 Abril, 2022 - 18:40

é surreal o efeito causado pelo banho <3 experiência única muito maravilhoso <3 Mas que aprovado!!

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.