Tradicionalmente ocorre na Primavera, mas porque foi cancelada devido a pandemia, a Festa da Flor será celebrada no Outono.
Com o cortejo alegorico, tapetes floridos e o “muro da esperança”, para mostrar por que a Madeira é um jardim.
Por causa da pandemia, este ano realiza-se a tradicional Festa da Flor em Outubro, estando agendado o cortejo alegórico para o primeiro domingo desse mês.
A Festa da Flor ocorre especificamente no início da Primavera, tendo começado a ser um dos principais cartazes turísticos da Madeira, divulgando as flores que tornaram a ilha conhecida em 1979.
O seu inicio deu-se numa decisão com o mesmo nome, planeada pelo Ateneu Comercial do Funchal desde 1954, mas passou depois a ter programa oficial regulado pelo Governo Regional da Madeira.
Faz parte deste programa um dos momentos altos desta festa, a construção do chamado “muro da esperança” no qual as crianças depositam flores, simbolizando a Paz.
Exposições, tapetes e o tradicional cortejo que enchem a cidade de beleza e cor.
Nos primeiros anos este concurso realizava-se no salão do Ateneu Comercial do Funchal e nessa altura era formado por júris que juntos classificavam e escolhiam os géneros de flores mais belas e mais raras presentes na Madeira, tendo estas direito a um prémio final.
As rosas davam a cara não só ao baile de festejo do início da Primavera, como também à sua posterior exposição que decorria na Rua dos Ferreiros durante um fim-de-semana inteiro.
Ao longo do tempo muitas outras espécies de flores estrearam-se no concurso (ex: antúrios vermelhos e brancos, estrelícias, , entre muitas outras).
Devido a crescente variedade de flores que passaram a existir, deu-se então origem a um jardim.
O Cortejo Alegórico da Flor é o momento mais esperado desta comemoração que dá evidência a uma beleza pura e cheia de graciosidade.
Um prazer para os espetadores que podem assistir ao sumptuoso espetáculo onde a Flor é a estrela.
O desfile de carros alegóricos e de milhares de figurantes, decorados a rigor, decorre na tarde de domingo ao longo da Avenida do Mar e da Avenida Sá Carneiro.
Durante o desfile é demonstrada a variedade e a abundância de espécies que ganham ainda mais vida por se fazerem acompanhar de harmoniosas melodias. Esta dança das flores revela o suave perfume que estimula todos os sentidos.
A abundância de flores que ao misturarem-se formam uma paleta de cores vivas que não passa despercebido aos olhares curiosos e aos cliques das máquinas fotográficas e telemóveis.
Os tapetes florais são algo que não pode mesmo perder, construídos por vários artistas, com destaque nas placas centrais da Avenida Arriaga, são paragem essencial.
O “Muro da Esperança” que termina numa celebração de apelo à Paz, decorre no Largo do Colégio e a Exposição da Flor na Praça do Povo, são momentos a não perder.
A Secretaria do Turismo insular divulgou que o tema da próxima edição da Festa da Flor 2021 tem a designação de “Madeira, Jardim da Esperança””.
O tema escolhido para este ano segundo as palavras do responsável “representa um virar de página onde a Madeira seja um jardim de esperança para as nossas vidas e também para a recuperação que se pretende no turismo e, dessa maneira em toda a economia transversal.
Esta é uma data excelente para usufruir de uma Madeira ainda mais bela, famosa pela sua espetacular natureza, pela sua rica cultura e pela hospitalidade do seu povo.
…
5 comentários
Já fui ver a festa da flor e não há palavras para tanta beleza junta, recomendo!
Digno de ser ver sem dúvida nenhuma!!! :)
A Madeira é linda e esta festa é de uma beleza sem fim…
Saudades da Pérola do Atlântico :)
Lá estarei como todos os anos, adoro!