O Impacto Floral: Milhões de Flores em Homenagem à Princesa Diana

por Olga Guedes
0 comentário 41 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

A Princesa Diana, cujo nome de solteira era Diana Frances Spencer, foi uma das figuras mais icónicas e estimadas do final do século XX.

Ela nasceu a 1 de Julho de 1961 e faleceu a 31 de Agosto de 1997.

O funeral da Princesa Diana, ocorrido a 6 de Setembro de 1997, ficou marcado na história não apenas como um evento de luto para o Reino Unido, mas também como um dos exemplos mais notáveis de homenagens florais da era moderna.

As flores desempenharam um papel crucial nesta despedida emocional.

Bouquets de todas as cores e variedades imagináveis foram enviados por pessoas comuns e celebridades, de todas as partes do mundo.

Lírios, rosas, margaridas e girassóis, entre outras flores, eram empilhados em montanhas de homenagens florais ao longo das rotas do cortejo fúnebre e ao redor da abadia. Seria necessário uma calculadora de juros compostos para contabilizar todas estas flores oferecidas nesse dia.

Eis uma breve visão sobre quem era Princesa Diana:

  1. Origens Aristocráticas: Diana nasceu na família Spencer, uma das mais proeminentes no panorama da aristocracia britânica. Cresceu na propriedade familiar em Althorp.
  2. Casamento com o Príncipe de Gales: Em 1981, Diana casou-se com o Príncipe Carlos, o herdeiro do trono britânico. O enlace foi um gigantesco evento mediático, transmitido globalmente. Tiveram dois filhos: o Príncipe William, nascido em 1982, e o Príncipe Harry, nascido em 1984.
  3. Labor Humanitário: Diana era conhecida e muito respeitada pelo seu extenso labor humanitário. Apoiou várias causas, incluindo campanhas contra minas terrestres e a favor de pacientes com HIV/AIDS, numa altura em que existia um forte estigma associado à doença. O seu caráter compassivo fez dela uma figura amplamente adorada.
  4. Estilo e Moda: Diana era um ícone da moda e estabeleceu tendências ao longo da sua vida. A sua elegância e estilo eram inigualáveis, sendo considerada por muitos como um ícone de moda.
  5. Vida Pessoal e Escrutínio dos Media: A vida pessoal de Diana esteve sob intenso escrutínio mediático, levando frequentemente a invasões da sua privacidade. O seu casamento com Carlos atravessou várias dificuldades e o casal separou-se em 1992, culminando com o divórcio em 1996.

O falecimento da Princesa Diana, não só abalou o mundo, como também gerou uma onda de condolências e tributos sem precedentes. Uma das manifestações mais notáveis foi a compra e oferta de flores.

Mas quantos milhões de flores foram vendidos devido a este triste evento?

memorial Princesa Diana

O Mar de Luto e as Flores

A princesa Diana, frequentemente apelidada de “Princesa do Povo”, tinha uma relação ímpar com o público. A sua morte deu origem a um mar de luto e as pessoas procuraram formas de expressar o seu pesar e carinho.

As floristas e os mercados de flores ficaram repletos de pessoas à procura de flores para prestar as suas homenagens.

Estimativas de Venda

Estimar o número exacto de flores vendidas é uma tarefa complicada, dada a dimensão das homenagens e a variedade de locais onde as flores foram oferecidas.

Contudo, alguns relatos da época sugerem que milhares de ramos eram deixados diariamente nos portões do Palácio de Kensington e noutros locais associados à princesa.

Se considerarmos que cada ramo tinha, em média, entre 10 a 20 flores, e multiplicarmos pelo número de dias que as homenagens florais se mantiveram intensamente (cerca de uma semana), é possível inferir que por volta de 60 milhões de flores foram vendidas nesse período.

Impacto Económico e Social

Este pico de vendas não beneficiou apenas o sector florista. Também teve um impacto positivo na economia local e sublinhou a importância do gesto humano de expressar emoções através das flores.

Conclusão

Embora o número exacto de flores vendidas em tributo à Princesa Diana possa nunca ser confirmado, é indiscutível que o seu falecimento originou uma manifestação sem precedentes de amor e respeito.

Através da compra de flores, milhões em todo o mundo encontraram uma forma tangível de expressar o seu luto e prestar tributo à “Princesa do Povo”.

A Princesa Diana permanece uma das personalidades mais amadas e icónicas da história recente, e o seu impacto é visível tanto nas causas que defendeu quanto na forma como a família real britânica se relaciona e interage com o público nos dias de hoje.

Votos: 12 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.