Nome Científico: Lampranthus zeyheri
Nomes Populares: Cacto margarida
Família: Aizoaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Flores Perenes, Forrações ao Sol Pleno
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Sobre o Cacto margarida – Lampranthus zeyheri
O Cacto Margarida é cientificamente chamado de Lampranthus zeyheri, uma planta originária do continente africano que está entre as espécies de plantas da família das Aizoaceae.
A sua maior incidência acontece na África do Sul e categorizada como cacto e planta suculenta de flores perenes, esta espécie também pode ser utilizada como planta de forração mas somente em ambientes onde fica ao sol pleno.
É favorecidas por regiões onde o clima é equatorial, oceânico, subtropical e tropical, sendo possível chegar até 15 centímetros de altura quando cultivada de forma correta.
Possui um ciclo de vida perene, o que significa que o florescimento do cacto margarida leva cerca de 2 anos para acontecer e vai fazer com que tenha flores, folhas e frutos durante todo o ano no seu jardim.
As suas flores abrem na primavera e no verão e a cor mais comum é a rosa, mas encontram-se também amarelas, laranjas, vermelhas, violetas e brancas.
Podem ser cultivadas em jardins e canteiros para fins ornamentais e também em vasos.
As suas belas flores também são ótimas por atraírem as abelhas, essas trabalhadoras da polinização.
Como Cultivar
O cacto margarida é uma planta que gosta de sol, então se você vai cultivá-la em um espaço interno, procure manter o mínimo de raio solar que uma planta precisa que é de 4 horas diárias, caso contrário a sua planta não se desenvolverá de forma correta.
Por ser uma planta suculenta, ela vai conseguir reter uma boa quantidade para manter-se hidratada por um espaço de tempo bem considerável.
Por esse motivo, evite deixar a planta com muita água acumulada, assim como regar com mais regularidade. Isso pode ser feito em um espaçamento de tempo maior fazendo com que a terra seque entre uma rega e outra.
O ideal é regar uma vez por semana caso não tenha chuvas nesse período.
Manutenção
As suculentas em geral, necessitam de muito poucos cuidados de manutenção. Estas plantas retêm água nas suas folhas carnudas, exigindo pouca rega.
Depois da floração pode-se fazer uma poda ligeira de modo a remover as flores secas e pouco estéticas.
Raramente são atacadas por pragas ou doença.
Paisagismo
É uma das plantas carnudas mais utilizadas na jardinagem.
Tem uma floração bastante exuberante de cores rosadas, contrastando muito com o fundo verde das suas folhas.
É uma planta rasteira, que é utilizada principalmente para cobrir áreas descobertas e nos terraços, em vasos e floreiras.
A manutenção é muito fácil e resiste às altas temperaturas.
4 comentários
Desde sempre me lembro deste cacto junto às praias
Esta flor é linda e duradoura
Flor linda 🙂
Boa tarde,
gosto muito do vosso blog e ajuda bastante no esclarecimento. Aproveito este meio para esclarecer uma dúvida. Tenho Lampranthus de várias cores e veriquei queos lampranthus cor roxa estão cheios de pontos brancos.Os pontos brancos parece que vem do interior da planta.
Não sei se é doença ou praga e se pode estar junto das outras . Não sei se podem dar alguma orientação.
Obrigada