Saiba como plantar abacate a partir do caroço

avocado 4557542 1280 wpp1660326126574

Já alguma vez se perguntou como cultivar abacates? Com esta fruta popular a ficar ainda mais cara nas lojas, vale a pena descobrir se pode cultivar a sua própria colheita caseira.

Os abacates têm sido cultivados por humanos há milhares de anos.

Carregados com vitaminas essenciais, minerais e gorduras raras e saudáveis, combinados com um sabor rico e deliciosa textura cremosa, os abacates dispararam para o estrelato como super alimentos mais rapidamente do que se pode dizer “guacamole”.

A má notícia é que pode levar um mínimo de cinco anos para uma árvore de abacate começar a produzir frutos.

A boa notícia é que com uma única semente de abacate castanho, alguns fornecimentos simples e uma compreensão de algumas dicas de cuidados básicos, pode aprender a cultivar uma árvore de abacate dentro de casa sem uma tonelada de esforço.

Condições de cultivo do abacate

O cultivo de abacates ao ar livre requer invernos suaves e verões longos e quentes, sem demasiada seca.

Para plantar o seu abacate siga os seguintes passos:

  1. Retire o caroço de dentro do abacate. Limpe o caroço, com cuidado, e não precisa tirar aquela pele castanha.
  2. Agora, deixe a maior ponta (estreita) do caroço para cima e espete o caroço no meio, em quatro pontos com distâncias iguais. A profundidade deve ser de, aproximadamente, 5 mm.
  3. Num pote de vidro estreito, coloque água, e por cima, coloque o caroço. Os palitos ficarão apoiados no pote, de modo que só a metade debaixo do caroço (a parte mais arredondada) irá ficar submersa em água.
  4. Deixe o pote com a semente em local com temperatura amena e com luz solar indireta, até germinar.
  5. Para evitar contaminação a água do recipiente deve ser trocada a cada dois dias.
  6. Na terceira ou quarta semana as raízes irão aparecer, e depois a parte superior do abacate, a que não está em contato com a água, irá brotar. Somente quando tiver algumas folhas e a raiz estiver um pouco maior, o que demora uns dois meses, retire os palitos e plante no local definitivo

Agora é só plantar direto no solo de seu terreno, em uma horta orgânica ou, se preferir, plante em vaso.

avocado 878958 1280

Os abacates são muito fáceis de tratar e requerem pouca manutenção para além da rega e uma alimentação ocasional.

A poda só é necessária se desejar restringir a sua árvore a um determinado tamanho ou forma.

Embora os abacates sejam árvores tropicais, e possam ser adicionados às suas ideias de jardim tropical, é importante não se deixar levar pela rega, pois são muito propensos à podridão das raízes.

Solo

Para plantar abacate no vaso com sucesso, precisa estar atento ao tipo de solo que vai usar, pois esta fruta gosta de terra rica em matéria orgânica e adubada constantemente.

Além disso, lembre-se de escolher aquela terra mais fofinha, que permite a passagem de água mais facilmente entre as raízes, aumentando as chances de um bom desenvolvimento do abacateiro.

Clima

Para começar a plantar abacate, o clima ideal é o tropical ou o tropical-húmido. Contudo, desde que você não more em um lugar em que as geadas são frequentes, é possível ter a sua planta em casa sem nenhum problema.

Tenha em mente de que o cultivo de abacate deve começar em períodos chuvosos, para as raízes ficarem bem irrigadas. Agora, se não houver muita chuva no local onde você mora, a irrigação é um elemento essencial.

Apenas diminua a frequência no Inverno para a terra não ficar encharcada.

Colheita

Se pretende plantar abacate em vaso na sua casa, não tenha pressa porque a colheita só acontece após dois anos. Entre Janeiro e Agosto, ocorre o amadurecimento dos frutos, sendo que em Abril e Maio, há o pico de colheita.

Votos: 42 | Pontuação: 4.4

Partilhar este artigo

Publicado por Olga Guedes

Adora flores, quer que sinta o cheiro e viva intensamente esta força da natureza.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *