Medinila – Medinilla magnifica – Como cultivar e cuidar

por Olga Guedes
2 comentários 67 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor

Nome CientíficoMedinilla magnifica
Nomes Populares – Medinila, Uva-rosa
Família – Melastomatacea
Categoria – Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
Clima – Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem – Filipinas, Oceania
Altura – 1 a 2 metros
Luminosidade Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida – Perene

A Medinilla magnifica é uma planta do tipo arbustiva e semi-lenhosa que apresenta um florescimento tido como ornamental.

Os ramos desta planta têm o formato quadrangular, são erectos e são pouco ramificados. Já as folhas são grandes, opostas, cerosas, brilhantes e apresentam um tom verde-escuro, as suas nervuras são claras em contraste bem marcado.

A Medinilla magnifica é conhecida popularmente como Uva-rosa devido à sua aparência que lembra um cacho da fruta no tom rosado.

Trata-se de uma planta que pertence à família Melastomataceae e que a sua origem é das Filipinas.

Os cuidados a ter com a Medinilla Magnifica

Dentre os cuidados que devem ser mantidos com a Medinilla estão evitar cultivá-la num clima de frio muito intenso, pois essa planta é intolerante.

O substrato deve ser mantido sempre húmido, porém, nunca encharcado, pois isso pode acarretar no apodrecimento das raízes dessa planta.

A medinila pode ser utilizada isolada ou em grupos. Ela é perfeita para compor conjuntos com outras plantas tropicais, como alpínias, helicônias, gengibres, formando suaves contrastes de texturas e cores.

Por ser uma planta vistosa, mas ainda rara e exótica, causa impacto aos espectadores de sua beleza e tem sido utilizada em jardins contemporâneos e tropicais.

Como o seu crescimento é demasiado lento, ela necessita de pouca manutenção e podas.

medinilla magnifica

Floração

As inflorescências pendentes, surgem na Primavera e Verão e são muito duráveis. Longas, elas chegam a 30 cm de comprimento, e apresentam brácteas e flores róseas dispostas em cachos, como se fossem uvas, de onde deriva o nome popular de “uva-rosa”.

Regas

As regas devem ser moderadas, mantendo o solo levemente húmido. No outono e inverno, a rega deve ser feita somente quando o substrato estiver seco, para que não apareçam problemas com fungos e bactérias.

Luz

Devem ser cultivadas sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido húmido.

Não tolera o frio intenso ou encharcamentos. Necessita de pelo menos 4 horas diárias de luminosidade indirecta pela manhã ou pela tarde para que floresça satisfatoriamente..

Adubação

Para que esta planta seja estimulada a florescer na primavera e no verão é importante que receba adubações orgânicas mensais durante esse período.

Assim a Medinilla será estimulada a apresentar folhagem vigorosa e florações intensas. A sua multiplicação é feita por sementes ou estacas.

Propagação

Multiplica-se por sementes, estacas e por divisão da planta.

Ao dividir a Medinilla, certifique-se de deixar pelo menos um conjunto de folhas em cada caule que cortar.

A melhor época para a divisão é na primavera-verão.

Medinila – Medinilla magnifica - Como cultivar e cuidar

A Medinilla magnifica é uma planta que possui vida longa e que são bem comuns durante as épocas de verão e primavera além de ter uma vida muito longa.

Com as suas lindas flores rosas esta planta destaca-se e dá um belo colorido ao jardim. Trata-se de uma planta que realmente tem uma aparência exótica, mas pode ficar muito interessante no seu jardim.

Dicas

Pulverizar a folhagem com regularidade, com água tépida, não calcária para evitar manchas foliares. Remover com cuidado as folhas mortas.

As folhas deverão ser limpas com regularidade, do pó acumulado.

Votos: 203 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

2 comentários

Maria Silva 13 Junho, 2021 - 14:47

Desejo comprar uma MEDINILA MAGNÍFICA. Como proceder?

Responder
José Carlos de Holanda Ramos 7 Janeiro, 2024 - 17:35

comprei uma medinilla magnifica há um ano e meio e está com um pouco mais de um metro. A folhagem está muito linda mas até agora não teve nenhuma flor. será que essa planta tem diferença de sexo? Já tive um vaso que me deu lindas flores, durante uns 15 anos, mas como mudei de residencia ela não se adaptou e morreu. Desde já obrigado,

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.