Acerola e os seus benefícios

acerola foto 11 wpp1659291891528

A acerola é uma fruta que pode ser usada como planta medicinal devido à alta concentração de vitamina C. Os frutos da acerola, além de saborosos, são muito nutritivos, porque são muito ricos também em vitamina A, vitaminas do Complexo B, ferro e cálcio.

O seu nome cientifico é Malpighia Glabra Linné e pode ser comprada em mercados e lojas de produtos naturais. A acerola é uma fruta com poucas calorias e por isso pode ser incluída em uma dieta para emagrecer. Além disso, é rica em vitamina C o que ajuda a fortalecer o sistema imune.

A árvore aceroleira é um arbusto de folhas concentradas e ramificadas, com flores rosadas e folhas verde-escuras, que suporta a baixa irrigação, o que explica sua resistência em áreas do sertão nordestino, por vezes é usada como bonsai para ornamentação.

A acerola é um fruto pouco calórico

Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico.

Uma acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis.

Acerola rica em vitamina C

Algumas variedades desta fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100 g de polpa. Ainda dentro das estatísticas, a acerola possui 100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora.
Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresenta propriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.

Também combate a fadiga, esgotamento nervoso e stress, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.

Propriedades da Acerola

  • Como a fruta com maior teor de vitamina C, a acerola tem propriedades antioxidantes, além de estimular a síntese de colágeno, um componente fundamental para a manutenção de ossos e tecidos conjuntivos saudáveis.
  • Também combate a fadiga, a exaustão nervosa e o estresse, além de possuir propriedades antiinfecciosas, que ajudam a estimular as defesas do corpo.
  • Devido a sua riqueza em minerais, o acerola é um bom remineralizador. Isto porque sua alta concentração de flavonóides e antocianinas lhe confere propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças cardíacas e câncer.
  • É indicado para ajudar em casos de doença pulmonar, tratamento de disenteria, cicatrização de feridas, gripe, sangramento de nariz e gengivas, dores musculares, reumatismo, anemia, doença hepática e dietas para pessoas que se recuperam de exaustão física e desnutrição, por exemplo.
cesto acerolas - Acerola

Votos: 82 | Pontuação: 4.6

Partilhar este artigo

Publicado por Olga Guedes

Adora flores, quer que sinta o cheiro e viva intensamente esta força da natureza.

Comentários

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *