Flor Bela Emilia – Família Plumbaginaceae

por Olga Guedes
2 comentários 62 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor
Nome Científico: Plumbago auriculata
Nomes Populares: Bela-emília, Dentilária, Jasmin-azul, Plumbago
Família: Plumbaginaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas
Clima: Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.9 a 3.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição da Bela Emilia

O nome plumbago é o nome científico da planta mais conhecida como bela-emilia.

E não só, os nomes considerados populares, além do próprio plumbago são jasmim azul e dentilária.

A planta plumbago faz parte da família das plumbaginaceae e quando o assunto é categoria, ela está presente em três delas, que são: cercas vivas, arbustos tropicais e arbustos.

É originária da África do Sul e da África e por isso, a sua preferência pelos climas tropical, oceânico e subtropical.

A Bela Emilia deve podada drasticamente a cada 1 ou 2 anos para renovar a sua vegetação e melhorar o florescimento.

É uma planta que gosta de sol pleno ou no máximo, de meia sombra.

Apesar de ser uma planta rústica, a bela-emília é também muito versátil e por isso é muito usada por paisagistas em projetos de jardins e outros.

Bela Emilia

Jasmim-azul não é uma planta exigente

A poda com regularidade pode ser o suficiente para que as flores apareçam sempre, assim como as folhas se renovem, exigindo pouco em relação a fertilidade.

Se as folhas concedem uma beleza única para a bela emília o mesmo podemos dizer das flores. São tão lindas quanto a folhagem.

Com total delicadeza, as flores formam bouquets de pequena dimensão.

E entre as espécies, encontramos algumas com flores em tonalidade azul. Porém, a maioria das plantas que encontramos é de flores brancas e delicadas.

Brancas ou azuis as flores cobrem este arbusto praticamente o ano inteiro, claro, que estamos a falar de quando elas são cultivadas em regiões mais quentes, que conhecem pouco o frio.

O frio suportável para a planta plumbago não pode ser inferior a 10 graus. Porém, pode ter certeza de que a plumbago ou bela emília é uma espécie bem fácil de cultivar e também de cuidar.

O essencial é que ela esteja num ambiente propício em relação ao clima e as flores e as folhas estão garantidas praticamente o ano todo.

Curiosidade: por crescer bem a meia-sombra, é possível cultivá-la dentro de casa, caso haja muita incidência de luminosidade.

Origem e Características da Bela Emília

Originária da África do Sul, a Bela Emília é uma planta perene que pode atingir até 3 metros de altura. Ela é conhecida por suas flores azuis vibrantes, que florescem quase o ano todo e atraem borboletas, contribuindo para a biodiversidade do jardim.

Como Cultivar a Plumbago auriculata

A Bela Emília é uma planta de fácil cultivo e manutenção. Ela prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, e pode ser cultivada tanto a pleno sol quanto à meia-sombra. A rega deve ser regular, mas sem encharcar o solo. A planta é resistente a uma variedade de condições climáticas e pode ser cultivada em regiões de clima tropical e subtropical.

Benefícios e Usos da Bela Emília

Benefícios e Usos da Bela Emília

Além de sua beleza estética, a Bela Emília também tem usos práticos. Suas flores atraem borboletas, tornando-a uma excelente escolha para jardins voltados para a atração de polinizadores. Além disso, a Bela Emília também é usada em paisagismo, devido à sua folhagem densa e flores vibrantes.

A Beleza e Versatilidade da Plumbago auriculata

A Bela Emília é uma planta que combina beleza, resistência e facilidade de cultivo. Seja para atrair borboletas, para criar uma cerca viva ou simplesmente para apreciar suas belas flores azuis, a Bela Emília é uma excelente escolha para qualquer jardim.

Mais informação na wikipedia

Votos: 113 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

2 comentários

Rita Guerra 21 Abril, 2017 - 13:45

Esta flor é tão delicada e linda! :)

Responder
Susy 21 Abril, 2017 - 13:51

O nome faz jus à sua beleza!

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.